Cirurgia plástica pelo plano, é possível?
- apteodoroo
- 14 de set. de 2023
- 2 min de leitura

Recebo muito essa pergunta dos meus clientes e beneficiários de planos de saúde.
Afinal, o plano de saúde é obrigado a custear a cirurgia plástica?
Já vou te adiantar que é possível que o plano de saúde seja obrigado a custear a cirurgia plástica, entretanto, somente em alguns casos bem específicos.
Normalmente, as cirurgias plásticas podem ser divididas em dois tipos, aquelas funcionais que tem como objetivo solucionar os problemas de saúde do paciente, e com isso melhorar a qualidade dele.
Já as cirurgias plásticas estéticas tem como propósito favorecer a aparência, corrigindo ou melhorando imperfeições do paciente.
Diante dessa diferença em relação ao objetivo e principalmente a motivação do procedimento cirúrgico, o pedido médico vai descrever qual a função daquele procedimento e isso vai ser determinante para a cobertura pelos planos de saúde.
Sabe porquê?
Os planos de saúde somente são obrigados a cobrir as cirurgias plásticas com caráter funcional.
Desta forma, se você precisa realizar uma cirúrgica plástica de caráter funcional para solucionar algum problema de saúde, o seu plano de saúde deverá custear integralmente os custos do procedimento médico.
É muito comum que as mulheres com as mamas grandes sentirem muitas dores nas costas, impactando diretamente na qualidade de vida e até mesmo na postura, sendo que o procedimento cirúrgico para a diminuição das mamas é de cobertura obrigatória pelo plano de saúde.
Cumpre ressaltar ainda que as cirurgias pós bariátricas, por ser continuidade do tratamento coberto, também deverão ser custeadas pelo plano de saúde. E em caso de negativa pela operadora, a beneficiária poderá ajuizar uma ação judicial.
Recebeu uma negativa de uma cirurgia plásticas? Procure um advogado especialista na área de saúde para te ajudar e analisar se essa negativa é abusiva.
Ana Paula Teodoro Sociedade Individual de Advocacia
Estamos aqui para compartilhar conhecimento e resguardar direitos.
Contato: (16) 99415-5806
Por Ana Paula Teodoro - OAB/SP 362.008 | Advogada, empreendedora e apaixonada por direito, conversa, doces e viagens.






Comentários