A operadora negou o tratamento/procedimento sem apresentar justificativa. O que fazer?
- Ana Paula Teodoro
- 12 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de jan. de 2023

O paciente tem o direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e pelas normativas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a saber qual foi o motivo da negativa do tratamento ou do procedimento pela operadora de planos de saúde.
Assim, diante de uma conduta abusiva e ilegal da operadora, em negar o tratamento ou procedimento sem apresentar justificativa plausível, o paciente poderá requerer perante a Ouvidoria da operadora a formalização do termo de negativa por escrito.
Nessa negativa formalizada, a operadora deverá informar ao beneficiário detalhadamente, em linguagem clara e adequada, o motivo da negativa de autorização do procedimento, indicando a cláusula contratual ou o dispositivo legal que a justifique.
Lembrando que o prazo máximo que a operadora tem de encaminhar essa negativa por escrito é de 24 (vinte e quatro) horas nos termos do Artigo 10 da Resolução nº 395 da Agência Nacional de Saúde (ANS):
“(...) Art. 10. Havendo negativa de autorização para realização do procedimento e/ou serviço solicitado por profissional de saúde devidamente habilitado, seja ele credenciado ou não, a operadora deverá informar ao beneficiário detalhadamente, em linguagem clara e adequada, o motivo da negativa de autorização do procedimento, indicando a cláusula contratual ou o dispositivo legal que a justifique.
§1º O beneficiário, sem qualquer ônus, poderá requerer que as informações prestadas na forma do caput sejam reduzidas a termo e lhe encaminhadas por correspondência ou meio eletrônico, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas.”
Caso a operadora se negue a encaminhar a negativa por escrito ou o motivo da negativa não esteja de acordo com o contrato ou com a lei, procure um advogado especialista em direito da saúde para resguardar e efetivar seu direito como consumidor e beneficiário.
Ana Paula Teodoro Sociedade Individual de Advocacia
Estamos aqui para compartilhar conhecimento e resguardar direitos
Contato: (16) 99415-5806
Por Ana Paula Teodoro - OAB/SP 362.008 | Advogada, empreendedora e apaixonada por direito, conversa, doces e viagens.
#direitomédico #direitodesaúde #planodesaúde #direitormedicoedasaude #advocacia #direitomedicopreventivo #cfm #direitomedicohospitalar #roldaans #advogando #clinicamedica #marketingmédico #defesamédica #assessoriajuridicamédica
Comments